sábado, 12 de setembro de 2009
Carro pra quê?
Bloco na rua
Um Gás nos busões:
Tudo Junto
Sobra energética
Ajuda das bactérias
Tratamento de Choque
Cidade Jardim
Pouca Telha
Linha Verde
Pedala Robinho!
Ecoarquitetura:
Deixa Chover
Lixo Selecionado
Luz elétrica
Banho de sol
Na altura Certa
Nova Onda
Horta Urbana
Pé de apoio
Manual de construção
As 5 regras seguidas no planejamento de Estranhópolis:
1. Oferecer aos moradores boa qualidade de vida, explorando o menos possível os recursos naturais disponíveis;
2. Reduzir o gasto de energia e de água e ter a máxima autossuficiência nesses dois recursos;
3. Gerar pouco lixo e gases poluentes que influenciam o aquecimento global como o CO2;
4. Ter um sistema eficiente de produção de alimentos, com mínina dependência do campo ou de outras cidades;
5. Priorizar os deslocamentos a pé, de bicicleta e com menos de transporte menos poluentes.
Cidade do Futuro

sexta-feira, 11 de setembro de 2009
Potável e de excelente qualidade, a água é extraída em três poços artesianos próprios e abastece bebedores, cozinhas e refeitórios. É utilizada nos sanitários, na limpeza e na rega de jardins em algumas empresas do município. Na forma de vapor, substitui a energia elétrica em processos de aquecimento.
Juntas, a bacia histográfica do rio Caí e dos rios Taquari-Antas abrangem uma área de aproximadamente 31,4 mil quilômetros quadrados. De suas águas dependem a vida e o sustento de milhares de pessoas, incluindo toda a população de Carlos Barbosa.
Portanto não poluir estas bacias deve ser visto como um dever. E quem sabe num futuro próximo, as águas destes rios poderão ser usadas para obter energia sem prejudicar o meio ambiente.

Energia Nuclear
Uma das mais conhecidas aplicações da energia nuclear é a geração de energia elétrica. Em 2003, as usinas nucleares foram responsáveis por cerca de 17% de toda a energia elétrica produzida no mundo. Os átomos são formados por núcleo e elétrons, que são orbitais, ou seja, gravitam em torno do núcleo. As partículas que formam o núcleo são unidas por uma força de atração. Quando uma energia externa é aplicada, o núcleo do átomo é desintegrado, liberando calor e radiação. O urânio, em função de suas características químicas, é o elemento utilizado para a geração de energia nuclear nas usinas atômicas.Atualmente, vários países possuem usinas nucleares que produzem energia. Esta energia é considerada limpa, pois não polui o meio ambiente, porém o lixo radioativo deve ser armazenado em locais adequados, seguindo diversas normas rígidas de segurança. O grande problema das usinas nucleares é que devem ser tomadas diversas medidas de segurança, pois em caso de acidente, as conseqüências para o homem e meio ambiente são trágicas e extremas.
A energia nuclear também é utilizada para a fabricação de bombas nucleares. O poder de devastação destas bombas é enorme. Além de provocar a morte de grandes quantidades de pessoas e causar grande destruição material, provocam diversos tipos de doenças nos sobreviventes, entre elas o câncer.
Conclui-se então que a energia nuclear é obtida através de modificações realizadas no núcleo dos átomos. È usada fundamentalmente para gerar eletricidade, também é aplicada na agricultura, na preservação dos alimentos, na medicina, na indústria aeronáutica e na indústria farmacêutica.
Fonte: http://frikiorgulloso.com/wp-content/uploads/2007/10/bomba-nuclear.jpg,
http://pt.wikipedia.org/wiki/Bomba_at%C3%B4mica,
http://www.biodieselbr.com/energia/nuclear/energia-nuclear.htm,
Gás Liquefeito de Petróleo (GLP)

Gás natural
Gás natural é uma mistura de hidrocarbonetos leves, de origem fóssil, isolados ou misturados ao petróleo. É incolor, inodoro, atóxico e mais leve que o ar. É composto pelo gás metano, etano, propano, butano e outros em menores quantidades.Geralmente, é encontrado junto com combustíveis fósseis (petróleo ou carvão mineral). Esse gás pode ser usado como combustível, sendo aproveitado como um dos componentes dos adubos. O gás natural pode ser encontrado de duas formas, sendo diluído no óleo ou mesmo em composição gasosa, além de se apresentar isoladamente próximo à superfície terrestre.
Estima-se que o Brasil tenha reservas de ordem de 650 bilhões de m³ de gás natural, situados principalmente na Bacia de Campos. O gás natural proveniente dessa região é distribuído, através de gasodutos, para os estados de Rio de Janeiro e de São Paulo. Há projeto de aproveitamento do gás natural da região petrolífera do rio Urucu, no Amazonas, para a produção de energia elétrica para os estados do Amazonas, do Acre e de Rondônia.
Para suprir a demanda de energia, o Brasil ainda necessita importar gás natural. Através do gasoduto Brasil-Bolívia, constituído em parceria pelos dois países, a Bolívia fornece gás natural para várias cidades do Centro-Sul brasileiro.
O gás natural é um ótimo combustível, tanto pelo seu alto poder calorífico como pelo fato de ser menos poluente do que os derivados do petróleo. É também um ótimo ponto de partida para a indústria petroquímica, já que contém menos impurezas do que o petróleo.
Em janeiro de 2004, a Petrobras anunciou a descoberta de uma grande reserva de gás natural no mar, a cerca de 140 quilômetros do litoral do estado de São Paulo. Estima-se que essa reserva, contenha 400 bilhões de metros cúbicos de gás, o que, em energia, equivale à 2,6 bilhões de barris de petróleo.
O gás natural está sendo usado nas indústrias, na geração de energia elétrica e, cada vez mais, como combustível para automóveis.
O carvão mineral

O carvão mineral é responsável por aproximadamente 38% da geração de eletricidade em usinas termelétricas. Dentre as fontes de energias não-renováveis o carvão mineral é mais abundante, principalmente no Hemisfério Norte. Além disso, segundo estimativas, quando o petróleo se esgotar, as reservas de carvão ainda terão uma vida útil muito longa. Isso torna substituto imediato do petróleo em situação de crise e aumento de preço.
O uso do carvão mineral, porém acarreta sérios prejuízos ambientais ao planeta, pois sua estrutura molecular contém enorme quantidade de carbono e enxofre que, após a queima, são liberados na atmosfera (CO2), que agrava o efeito estufa, e de dióxido de enxofre (SO2), o grande responsável pela ocorrência da chuva ácida. Por seu uma rocha metamórfica de origem sedimentar, o carvão mineral não deve ser confundido com o vegetal. O carvão mineral é muito mais eficiente, pois possui grande poder calirifico e sua queima libera muito mais energia que a do carvão vegetal, o que amplia suas possibilidades de utilização em atividades siderúrgicas e na produção de energia em usinas termelétricas.
Além de constituir fonte de energia, o carvão mineral é importante matéria-prima da indústria de produtos químicos orgânicos, como o piche, asfalto, eletrodos para baterias, corantes, plásticos e náilon.
Carvão
O carvão é uma substância de coloração negra e de firme consistência, amplamente utilizada como combustível. É formado pelos restos soterrados de plantas tropicais e subtropicais. São produtos ricos em carbono modificados quimicamente. Podem ser divididos em carvão animal, vegetal, artificial, ativo e mineral.Carvão artificial: Obtido a partir da combustão parcial de substancias química. Um exemplo é o negro-de-fumo utilizado na fabricação de tintas inapagáveis.
Entenda como é feita a extração do petróleo do pré-sal
Quais são os principais países produtores e consumidores de petróleo?

1 - ExxonMobil (EUA) 344,8 bilhões de euros;
2 - Petrochina (Hong Kong) 182,8 bilhões de euros;
3 - Royal Dutch Shell (GB) 176,1 bilhões de euros;
4 - BP (GB) 169.100 bilhões de euros;
5 - Total (França) 134.800 bilhões de euros;
6 - Chevron (EUA) 125.700 bilhões de euros;
7 - Eni (Itália) 103.100 bilhões de euros;
8 - ConocoPhillips (EUA) 91.600 bilhões de euros;
9 - Petrobras (Brasil) 78.300 bilhões de euros;
10 - Statoil/Norsk Hydro (Noruega) 77.100 bilhões de euros.
Petróleo
O petróleo é uma mistura de hidrocarbonetos que é encontrado em depósitos sedimentares. Descoberto em forma líquida é chamado de óleo cru, e nessa forma é praticamente inútil. Quando refinado fornece combustíveis, lubrificantes, solventes entre outros.Os combustíveis derivados do petróleo são usados para movimentar motores de explosão, aquecer edifícios, lubrificar máquinas, pavimentar ruas, gerar eletricidade.
Desde a década de 1930, com a criação das primeiras indústrias petroquímicas, o petróleo é uma matéria-prima importantíssima presente de forma constante em nosso cotidiano nas mais diversas formas: Matérias de construção e de embalagens, ingredientes de tintas, de fertilizantes e de produtos farmacêuticos. Até mesmo as fabricas de chiclete utilizam petróleo como uma de suas matérias-primas.
A América do Norte detém 4,8% do petróleo mundial, mas é responsável por 30% do consumo total.
A partir do óleo cru é possível obter diversos compostos, dependendo do ponto de fusão. Pode-se obter nafta, gasolina, querosene, óleos lubrificantes, asfalto, parafina e vaselina.
No Brasil foi encontrado petróleo pela primeira vez, em 1939, na Bahia. 36% da energia consumida no mundo é derivada de petróleo.
A queima do petróleo lança no ar imensa quantidade de gases. Esses gases deixam entrar a luz solar que bate na superfície e aquece o sol. Quando retorna ao espaço em forma e calor, é bloqueada pela poluição e essa reação é chamada efeito estufa.
Além disso, os piores danos acontecem durante o transporte de combustível, com vazamentos em grande escala de oleodutos e navios petroleiros.
quarta-feira, 9 de setembro de 2009
Formas de Energias

Bicombustível

Com certeza a importância desse tipo de combustível está muito além de apenas porque é renovável, tem todo um contexto econômico e de produção além de que o mais importante de tudo e a diminuição da poluição que isto vai trazer. Para ter uma idéia disse pense a quantidade de veículos que você vê trafegando no seu dia-a-dia, agora pense isso no mundo todo, quantos milhões de usuários, agora pense que se progressivamente se as pessoas começarem a substituir seu combustível por um que praticamente não polui, quantas toneladas a menos de CO2 teremos no ar que respiramos, isto não é apenas uma questão de opção, mas sim uma necessidade.
Ciclo do Carbono
segunda-feira, 7 de setembro de 2009
Biomassa
Uma das primeiras utilizações da biomassa pelo homem para obtenção de energia se iniciou com a utilização do fogo para cozimento e iluminação. O grande salto no consumo da biomassa deu-se com a lenha na siderurgia, no período da revolução industrial. Com o aparecimento da máquina a vapor, a biomassa passou a ter aplicação também para obtenção de energia mecânica com aplicações na indústria e nos transportes. Mesmo com o início da exploração dos combustíveis fósseis - carvão mineral e petróleo - a lenha continuou desempenhando importante papel energético, principalmente nos países tropicais.
A biomassa é utilizada na produção de energia a partir de processos como a combustão de material orgânico produzida e acumulada em um ecossistema. Parte dessa energia acumulada é empregada pelo ecossistema para sua própria manutenção.
Sua utilização como combustível pode ser feita na sua forma bruta ou através de seus derivados. Madeira, produtos e resíduos agrícolas, resíduos florestais, excrementos animais, carvão vegetal, álcool, óleos animais, óleos vegetais, gás pobre, biogás são formas de biomassa utilizadas como combustível.
Ela pode ser transformada em energia através de combustão, gaseificação, fermentação, ou produção de substâncias líquidas.
A energia advinda da biomassa é considerada durável a partir do momento que em que pode-se através do manejo correto garantir seu ciclo, por exemplo garantindo o reflorestamento ou replantio.
E é renovável no sentido de que toda a energia obtida da biomassa veio de processos biológicos que aproveitaram a energia solar, essa energia se não aproveitada pelos humanos acaba retornando ao ambiente através da digestão e da putrefação das plantas.
quinta-feira, 13 de agosto de 2009
Energia geotérmica
Energia geotérmica, também conhecida como geotermal, é aquela gerada através do calor proveniente do interior da Terra. Esse calor é transformado, na usina geotérmica, em eletricidade. Para que possamos entender como é aproveitada a energia do calor da Terra devemos primeiramente entender como nosso planeta é constituído. A Terra é formada por grandes placas, que nos mantém isolados do seu interior, no qual encontramos o magma, que consiste basicamente em rochas derretidas. Com o aumento da profundidade a temperatura dessas rochas aumenta cada vez mais, no entanto, há zonas de intrusões magmáticas, onde a temperatura é muito maior. Essas são as zonas onde há elevado potencial geotérmico.A energia geotérmica é considerada uma fonte renovável e limpa, pois gera baixos índices de poluição no meio ambiente. Pode ser obtida através das rochas secas quentes, rochas úmidas quentes e vapor quente.
Este tipo de energia deve ser aproveitado através de medidas cuidadosas com relação ao meio ambiente, pois pode provocar instabilidade geológica caso seja feita de forma inadequada. Outra providência é o tratamento de água proveniente das camadas subterrâneas, pois pode conter grande quantidade de minérios que prejudicam a saúde.
http://pt.wikipedia.org/wiki/Energia_geot%C3%A9rmica
ENERGIA TÉRMICA - CALOR

A energia térmica de um corpo pode variar. Assim, se colocarmos água em presença da chama de um bico de gás, o movimento de suas moléculas tornar-se-á mais intenso: a energia térmica aumentará. Se colocarmos a água em presença de gelo, ocorrerá uma diminuição do movimento molecular: a energia térmica diminuirá.
Nos exemplos anteriores, há corpos quentes (o bico de gás) e corpos frios (o gelo). Observe que, ao utilizar os termos quente e frio, estamos introduzindo uma noção subjetiva de temperatura, baseada em sensações apreendidas pelo tato. Assim, dizemos que um corpo quente está a uma temperatura mais elevada que um corpo frio.
A energia térmica pode transferir-se de um corpo para outro quando entre eles houver uma diferença de temperatura. A energia térmica em trânsito é denominada calor.
A idéia de que o calor é uma forma de energia só foi estabelecida em Física a partir do século passado; até então entendia-se erroneamente o calor como uma substância que se incorporava aos corpos ou sistemas. Joule, no século passado, estabeleceu definitivamente que calor é energia.
Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Energia_t%C3%A9rmica, http://www.mundoeducacao.com.br/quimica/formas-energia.htm.
quarta-feira, 12 de agosto de 2009
Distribuição da Energia Solar
Energia Solar
Energia Solar é a energia proveniente do Sol e posteriormente transformada em energia elétrica ou mecânica ou para aquecimento de água. Essa captura de energia pode ser feita de modo direto ou indireto, onde:- Direto: Há apenas um processamento para torná-lo utilizável. Ex: Aquecimento de água (aquecedor solar);
- Indireto: É necessário mais que uma transformação para torná-la utilizável. Ex: Sistemas de cortinas automáticas, de acordo com a disponibilidade de luz do sol.
A energia Solar, apesar de ser menos poluente, ainda é um meio pouco utilizado. Em 2004, a produção mundial era apenas de apenas 2,6 WG, ou seja cerca de 18% da capacidade da Itaipu. O maior produtor era ao Japão, seguido da Alemanha e Estados Unidos.
A energia Solar não polui durante seu uso e é excelente em lugares remotos ou de dfícil acesso, pois pequenas instalações não exigem muitos gastos. Os painéis solares devem ficar em lugares planos e a usina funciona apenas quando tem sol. Seu aquipamento não tem um custo muito elevado, porém, a compra da energia, se comparado aos outros meios de energia, tem um preço alto. E como durante a noite não existe produção nas usinas, é necessário que existam meios de armanezametos durante o dia.
Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Energia_solar#Tipos_de_energia_solar
A Energia das ondas
A energia das ondas provém do aproveitamento das ondas oceânicas. É uma energia "limpa", isto é, sem quaisquer custos para o ambiente. A instalação de equipamentos técnicos capazes de gerar este tipo de energia ocorreu pela primeira vez em Portugal no ano de 2008, no Parque de Ondas da Aguçadoura, a cerca de três milhas náuticas da Póvoa de Varzim. O gigantesco potencial gerador de energia elétrica dos oceanos ainda está por ser explorado.
Energia maremotriz
Energia maremotriz é o modo de geração de eletricidade através da utilização da energia contida no movimento de massas de água devido às marés. Dois tipos de energia maremotriz podem ser obtidas:- energia cinética das correntes devido às marés;
- energia potencial pela diferença de altura entre as marés alta e baixa.
A maré é uma fonte natural de energia, não poluidora e renovável. A energia das ondas tem origem direta no efeito dos ventos, os quais são gerados pela radiação solar incidente. As marés estão relacionadas com a posição da Lua e do Sol e do movimento de rotação da Terra. Trata-se de uma obra complexa de Engenharia hidráulica. Constrói-se uma barragem, formando-se um reservatório junto ao mar. Quando a maré é alta, a água enche o reservatório, passando através da turbina hidráulica, tipo bulbo, e produzindo energia elétrica. Na maré baixa, o reservatório é esvaziado e a água que sai do reservatório passa novamente através da turbina, em sentido contrário, produzindo a energia elétrica.
No Brasil, temos cidades com grandes amplitudes de marés, como São Luís - Baía de São Marcos, no Maranhão - com 6,8 metros e em Tutóia com 5,6 metros. Mas nestas regiões, infelizmente, a topografia do litoral não favorece a construção econômica de reservatórios, o que impede seu aproveitamento.
Desvantagem da energia das ondas:
- O fornecimento da energia das ondas não é continuo;
- Apresenta baixo rendimento;
- É fortemente dispendiosa.
Fonte:http://br.answers.yahoo.com/question/index?qid=20070613124530AAG6u3C, http://pt.wikipedia.org/wiki/Energia_maremotriz
segunda-feira, 10 de agosto de 2009
Energia Eólica
Energia Eólica é a energia que provém do vento. A energia cinética do vento também é uma fonte de energia e pode ser transformada em energia mecânica e elétrica. O vento forte pode rodar as lâminas de uma turbina adaptada para o vento (em vez do vapor ou da água é o vento que faz girar a turbina). A ventoinha da turbina está ligada a um eixo central que contém em cima um fuso rotativo. Este eixo chega até uma caixa de transmissão onde a velocidade de rotação é aumentada. O gerador ligado ao transmissor produz energia elétrica.Durante muitos anos, os agricultores serviram-se da energia eólica para bombear água dos furos usando moinhos de vento. O vento também é usado para girar a mó dos moinhos transformando o milho em farinha. Atualmente o vento é usado para produzir eletricidade.
É atraente por não causar danos ambientais e ter custo de produção baixo em relação a outras fontes alternativas de energia.
Fonte:http://www.fiec.org.br/artigos/energia/Formas_de_Energia.htm, http://www.mundoeducacao.com.br/quimica/formas-energia.htm, http://pt.wikipedia.org/wiki/Energia_e%C3%B3lica.
Energia Elétrica

Energia Hidráulica

Além da energia hidráulica, a energia elétrica, energia eólica, a energia maremotriz e a enegia proveniente das ondas do mar também são obtidas a partir da
quarta-feira, 5 de agosto de 2009
Diversas formas de energia
Conceito de Energia


























