sexta-feira, 11 de setembro de 2009

Gás natural

Gás natural é uma mistura de hidrocarbonetos leves, de origem fóssil, isolados ou misturados ao petróleo. É incolor, inodoro, atóxico e mais leve que o ar. É composto pelo gás metano, etano, propano, butano e outros em menores quantidades.
Geralmente, é encontrado junto com combustíveis fósseis (petróleo ou carvão mineral). Esse gás pode ser usado como combustível, sendo aproveitado como um dos componentes dos adubos. O gás natural pode ser encontrado de duas formas, sendo diluído no óleo ou mesmo em composição gasosa, além de se apresentar isoladamente próximo à superfície terrestre.
Estima-se que o Brasil tenha reservas de ordem de 650 bilhões de m³ de gás natural, situados principalmente na Bacia de Campos. O gás natural proveniente dessa região é distribuído, através de gasodutos, para os estados de Rio de Janeiro e de São Paulo. Há projeto de aproveitamento do gás natural da região petrolífera do rio Urucu, no Amazonas, para a produção de energia elétrica para os estados do Amazonas, do Acre e de Rondônia.
Para suprir a demanda de energia, o Brasil ainda necessita importar gás natural. Através do gasoduto Brasil-Bolívia, constituído em parceria pelos dois países, a Bolívia fornece gás natural para várias cidades do Centro-Sul brasileiro.
O gás natural é um ótimo combustível, tanto pelo seu alto poder calorífico como pelo fato de ser menos poluente do que os derivados do petróleo. É também um ótimo ponto de partida para a indústria petroquímica, já que contém menos impurezas do que o petróleo.
Em janeiro de 2004, a Petrobras anunciou a descoberta de uma grande reserva de gás natural no mar, a cerca de 140 quilômetros do litoral do estado de São Paulo. Estima-se que essa reserva, contenha 400 bilhões de metros cúbicos de gás, o que, em energia, equivale à 2,6 bilhões de barris de petróleo.
O gás natural está sendo usado nas indústrias, na geração de energia elétrica e, cada vez mais, como combustível para automóveis.

Nenhum comentário:

Postar um comentário