sexta-feira, 11 de setembro de 2009

Carvão

O carvão é uma substância de coloração negra e de firme consistência, amplamente utilizada como combustível. É formado pelos restos soterrados de plantas tropicais e subtropicais. São produtos ricos em carbono modificados quimicamente. Podem ser divididos em carvão animal, vegetal, artificial, ativo e mineral.
Carvão animal: Obtido a partir da queima de ossos e partes córneas de animais. São impuros, densos e porosos, utilizados como absorventes e pigmentos negros.
Carvão vegetal: Obtido a partir da combustão incompleta da madeira. São bastante porosos e capazes de absorver grande quantidade de gases.
Carvão artificial: Obtido a partir da combustão parcial de substancias química. Um exemplo é o negro-de-fumo utilizado na fabricação de tintas inapagáveis.
Carvão ativo: Obtido a partir da seleção das melhores classes de carvão animal, vegetal artificial. É utilizado em processos industriais: purificação do a, mascaras contra gases como descorante, na medicina como germicida. Depois de algum tempo de uso podem ser reaproveitados.

3 comentários:

  1. muito bom artigo, só faltou você falar do carvão mineral...
    ajudou a fazer o trabalho da escola sobre fontes de energia: o carvão :)

    ResponderExcluir
  2. Muito obrigado pelo raciocino, ajudou me muito para preceber materia de carvão mineral...

    ResponderExcluir