sexta-feira, 11 de setembro de 2009

O município de Carlos Barbosa situa-se no limite entre duas importantes bacias hidrográficas do Rio Grande do Sul, a dos rios Taquari-Antas e a do rio Caí. A geografia acabou por gerar uma situação curiosa, muitas empresas do município situam-se exatamente sobre estas bacias, usufruindo delas. A maior parte da água consumida provém de lençóis freáticos pertencentes à bacia Taquari-Antas. Entretanto, quase toda área localiza-se sobre a bacia do rio Caí, a qual pertence o arroio Santa Clara.
Potável e de excelente qualidade, a água é extraída em três poços artesianos próprios e abastece bebedores, cozinhas e refeitórios. É utilizada nos sanitários, na limpeza e na rega de jardins em algumas empresas do município. Na forma de vapor, substitui a energia elétrica em processos de aquecimento.
Juntas, a bacia histográfica do rio Caí e dos rios Taquari-Antas abrangem uma área de aproximadamente 31,4 mil quilômetros quadrados. De suas águas dependem a vida e o sustento de milhares de pessoas, incluindo toda a população de Carlos Barbosa.
Portanto não poluir estas bacias deve ser visto como um dever. E quem sabe num futuro próximo, as águas destes rios poderão ser usadas para obter energia sem prejudicar o meio ambiente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário