sexta-feira, 11 de setembro de 2009

Petróleo

O petróleo é uma mistura de hidrocarbonetos que é encontrado em depósitos sedimentares. Descoberto em forma líquida é chamado de óleo cru, e nessa forma é praticamente inútil. Quando refinado fornece combustíveis, lubrificantes, solventes entre outros.
Os combustíveis derivados do petróleo são usados para movimentar motores de explosão, aquecer edifícios, lubrificar máquinas, pavimentar ruas, gerar eletricidade.
Desde a década de 1930, com a criação das primeiras indústrias petroquímicas, o petróleo é uma matéria-prima importantíssima presente de forma constante em nosso cotidiano nas mais diversas formas: Matérias de construção e de embalagens, ingredientes de tintas, de fertilizantes e de produtos farmacêuticos. Até mesmo as fabricas de chiclete utilizam petróleo como uma de suas matérias-primas.
A América do Norte detém 4,8% do petróleo mundial, mas é responsável por 30% do consumo total.
A partir do óleo cru é possível obter diversos compostos, dependendo do ponto de fusão. Pode-se obter nafta, gasolina, querosene, óleos lubrificantes, asfalto, parafina e vaselina.
No Brasil foi encontrado petróleo pela primeira vez, em 1939, na Bahia. 36% da energia consumida no mundo é derivada de petróleo.
A queima do petróleo lança no ar imensa quantidade de gases. Esses gases deixam entrar a luz solar que bate na superfície e aquece o sol. Quando retorna ao espaço em forma e calor, é bloqueada pela poluição e essa reação é chamada efeito estufa.
Além disso, os piores danos acontecem durante o transporte de combustível, com vazamentos em grande escala de oleodutos e navios petroleiros.

Nenhum comentário:

Postar um comentário