quarta-feira, 12 de agosto de 2009

Energia maremotriz

Energia maremotriz é o modo de geração de eletricidade através da utilização da energia contida no movimento de massas de água devido às marés. Dois tipos de energia maremotriz podem ser obtidas:


  1. energia cinética das correntes devido às marés;
  2. energia potencial pela diferença de altura entre as marés alta e baixa.

A maré é uma fonte natural de energia, não poluidora e renovável. A energia das ondas tem origem direta no efeito dos ventos, os quais são gerados pela radiação solar incidente. As marés estão relacionadas com a posição da Lua e do Sol e do movimento de rotação da Terra. Trata-se de uma obra complexa de Engenharia hidráulica. Constrói-se uma barragem, formando-se um reservatório junto ao mar. Quando a maré é alta, a água enche o reservatório, passando através da turbina hidráulica, tipo bulbo, e produzindo energia elétrica. Na maré baixa, o reservatório é esvaziado e a água que sai do reservatório passa novamente através da turbina, em sentido contrário, produzindo a energia elétrica.
No Brasil, temos cidades com grandes amplitudes de marés, como São Luís - Baía de São Marcos, no Maranhão - com 6,8 metros e em Tutóia com 5,6 metros. Mas nestas regiões, infelizmente, a topografia do litoral não favorece a construção econômica de reservatórios, o que impede seu aproveitamento.

Desvantagem da energia das ondas:

- O fornecimento da energia das ondas não é continuo;
- Apresenta baixo rendimento;
- É fortemente dispendiosa.



Fonte:http://br.answers.yahoo.com/question/index?qid=20070613124530AAG6u3C, http://pt.wikipedia.org/wiki/Energia_maremotriz

Um comentário: